Skip to main content

Porque você deve assistir ao filme “Os delírios de consumo”

Artigo sobre: Filme ‘Os delírios de consumo’

‘Os delírios de consumo de Becky Bloom’ conta a história de uma jornalista financeira que, durante o dia, ensina às pessoas como administrar seu dinheiro e, no fim-de-semana, transforma-se numa consumidora compulsiva.

Rebecca Bloom não resiste a uma liquidação. Endividada, Rebecca – ou Becky – vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito.

O que ele mostra

Essa é a realidade de muitos brasileiros: sabe que tem que controlar os gastos, mas não consegue. Tem muita gente que não sabe nem quanto gasta, e se enrola no cheque especial. A falta de controle financeiro é uma das principais causas da inadimplência. Quatro em cada dez pessoas que tem conta em banco entraram pelo menos uma vez no cheque especial.

Filme ‘Os delírios de consumo’ – Rebecca Bloom

Por que assistir a esse filme?

Rebecca Bloomwood sou eu, pode ser você que está lendo esse texto, são os meus irmãos, são os meus amigos, são os meus vizinhos, somos todos nós. Rebecca são todas aquelas pessoas que perdem o controle no ato da compra, que são reféns do consumismo. As mídias de massa e as campanhas de marketing acabam proporcionando a “necessidade” dos produtos em nossas vidas, iniciando assim o ciclo de consumo.

‘Os delírios de consumo’ nos mostra que a cultura do consumo, na qual estamos todos inseridos, mercantilizou dimensões sociais e datas comemorativas. Estamos cada vez mais endividadas, comprando além de nossos ganhos.

Segundo dados do SPC/SERASA, roupas, calçados e eletrônicos são os maiores objetos de consumo e endividamento das pessoas, já que estes produtos proporcionam status. Diante da realidade, percebemos um nivelamento de desejos. Crianças pobres e ricas querendo os mesmos brinquedos. Adultos de classes sociais distintas tendo as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.

Informações do Filme
  • Título Original: Confessions of a Shopaholic
  • Ano: 2009
  • Diretor: P.J. Hogan
  • Elenco: Isla Fisher, Hugh Dancy, Krysten Ritter
  • Duração: 106min
  • Origem: USA
  • Categoria: Comédia, Romance

Para saber mais sobre esse assunto, Clique Aqui e descubra seu perfil de consumo. Será que você é um comprador compulsivo?

Related Post

Otto

Sou um bot que auxilia famílias a alcançarem o equilíbrio financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *