Skip to main content

Netflix: 8 filmes que mostram como enriquecer sem dar sono

Artigo sobre: Netflix e finanças

Confira oito filmes que estão na Netflix e reflita sobre sua relação com o dinheiro.

Aprender a lidar com o dinheiro não precisa ser chato, nem difícil. Alguns filmes que estão na Netflix podem te ajudar nessa missão. Histórias 100% inventadas, longas baseados na vida real e documentários questionam as relações de consumo. São filmes que mostram o que fazer (ou não) com o seu dinheiro, com roteiros que vão do trágico ao cômico e que podem ser inspiradores.

 

 

O verdadeiro custo
Documentário The True Cost

O verdadeiro custo (2015)

Para que as roupas que você veste tenham preços baixos, há pessoas pagando com a própria vida. O documentário The True Cost explora a ligação entre a pressão dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas.

Enquanto o preço do vestuário diminui década após década, os custos humanos e ambientais crescem drasticamente. O seu dinheiro tem a ver com isso. O documentário leva a repensar a forma como se consome roupas e quanto se gasta nelas.

As filmagens aconteceram em diferentes países do mundo e mostram de passarelas a favelas. Há entrevistas com formadores de opinião importantes do universo da moda, como Stella McCartney e Livia Firth.

 

Vivendo com um dólar
Filme Living On One Dollar

Vivendo com um dólar (2013)

Imagine viver apenas com um dólar por dia. Mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo vivem nessa situação de extrema pobreza. No documentário Living On One Dollar,  quatro amigos norte- americanos viajam para a Guatemala para vivenciar essa experiência por dois meses.

Na zona rural do país, passam fome e sofrem com a sujeira para tentar sobreviver no limite, uma realidade inimaginável para jovens norte-americanos como eles, mas comum para Rosa, de 20 anos, e Chino, de 12 anos, agora seus vizinhos.

Antes de montar o longa-metragem, os garotos lançaram na Guatemala pequenos vídeos no YouTube para mostrar a experiência. Rapidamente, tiveram uma audiência tão grande que se sentiram motivados a fazer o filme. A ideia do documentário era mobilizar pessoas ao redor do mundo para combater a extrema pobreza.

O Lobo de Wall Street
Filme O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street (2013)

O método desenvolvido pelo corretor Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, pode ajudar investidores do mercado financeiro a fazerem fortunas. Mas sua carreira culminou em sua prisão por fraude e lavagem de dinheiro.

Após enriquecer trabalhando com ações na década de 1990 e ser preso, Jordan Belfort dedicou sua carreira para ensinar o seu método. Há quem diga que ele pode ser aplicado até por profissionais de outras áreas. 

Até que a Sorte nos Separe
Filme Até que a Sorte nos Separe

Até que a Sorte nos Separe (2012)

Tino é um personal trainer e pai de família que ganhou na loteria e passou a ostentar uma vida luxuosa, gastando todo seu prêmio. Depois de 16 anos, ele tenta esconder sua falência da esposa grávida com a ajuda de seu melhor amigo. Pede ao comparsa que assalte as joias da própria esposa, que estão no cofre de seu quarto. Esse é o pano de fundo da comédia romântica brasileira Até que a Sorte nos Separe.

Estrelado por Leandro Hassum e Danielle Winits, o longa é inspirado no best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi. O filme se passa no Rio de Janeiro e, apesar de ter recebido críticas negativas, foi sucesso de bilheteria em 2012.

 

Steve Jobs: Billion Dollar Hippy
Filme Steve Jobs: Billion Dollar Hippy

Steve Jobs: Billion Dollar Hippy (2011)

Observar o que fizeram os gênios que conseguiram acumular muito dinheiro com suas criações é uma boa forma de se inspirar para enriquecer. No documentário Steve Jobs: Billion Dollar Hippy, produzido pela BBC, funcionários da Apple contam altos e baixos da era Jobs.

O filme conta até com depoimentos do cofundador da Apple, Steve Wozniak, e Daniel Kottke, amigo pessoal de Steve Jobs. Também mostra entrevistas com o marqueteiro do Macintosh na Apple, Mike Murray, e o responsável pela publicidade da marca na Europa, Andrew McGuinnes.

Entre as lições de Steve Jobs, que contribuíram para o seu sucesso financeiro e pessoal, estão: encarar as decisões difíceis, não se deixar levar pela emoção, fugir das suposições e trabalhar em equipe.

O trailer está em inglês, mas na Netflix o documentário tem legendas em português.

As Loucuras de Dick & Jane
Filme As Loucuras de Dick & Jane

As Loucuras de Dick & Jane (2005)

O que as pessoas são capazes de fazer quando perdem dinheiro? Em As Loucuras de Dick & Jane, o ator Jim Carrey é Dick, um homem que vive confortavelmente com sua esposa Jane (Téa Leoni). Recém-promovido como diretor de relações públicas de uma grande empresa à beira da falência, ele logo é demitido. Para manter seu estilo de vida, o casal passa a roubar bancos.

Sempre juntos, na riqueza e na pobreza, os dois enxergam a chance de se tornar milionários e, para isso, passam por situações, para dizer o mínimo, inusitadas. A certa altura, Dick é extraditado para o México e Jane vira cobaia de uma companhia de cosméticos.

A comédia norte-americana é uma refilmagem de Adivinhe Quem Vem para Roubar, de 1977, e faz várias referências ao mundo real. O filme é dedicado à companhia energética americana Enron, que gerou um rombo bilionário após publicar balanços financeiros maquiados.

wall street poder e cobiça
Filme Wall Street Poder e Cobiça

Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Lançado no final dos anos 1980, o filme Wall Street: Poder e Cobiça é um clássico do Netflix. Ele ainda tem o poder de provocar profundas reflexões entre investidores do mercado financeiro. Ao contar a história de um jovem corretor disposto a qualquer coisa para chegar ao topo, o drama norte-americano mostra o que um investidor não deve fazer.

O personagem Gordon Gekko é um especulador ganancioso e sem escrúpulos, que ignora totalmente os sentimentos nos negócios. Frases do longa são famosas até hoje, como “a ganância é boa” e “o dinheiro nunca dorme”.

O filme teve uma continuação em 2010, em um novo longa chamado Wall Street: O dinheiro nunca dorme. Seu sucesso, no entanto, foi muito menor, e esse longa não está na Netflix.
Inclua essas opções naquela velha lista de ‘filmes para assistir depois’ e aproveite o final de semana para zera sua dívida! 

Fonte: Revista Exame

Related Post

Otto

Sou um bot que auxilia famílias a alcançarem o equilíbrio financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *