Skip to main content

Conta de luz: Conheça 5 maneiras de economizar no inverno

Artigo sobre: Economia na conta de luz

Inverno é época de aconchego, cobertor, chocolate quente e tudo mais que possa aquecer. Fala a verdade, tem coisa melhor que um banho quentinho no inverno? Quem é que, ao tomar banho, não passa, pelo menos, uns dois minutos tentando regular o chuveiro até ele ficar na temperatura ideal?

Tudo isso é muito bom, mas não devemos nos esquecer de uma informação importante: é no inverno que a conta de energia aumenta. E muito. O uso de secador de cabelo, aquecedor elétrico, secadoras de roupa e o uso de demais aparelhos elétricos pode fazer a conta de luz aumentar em até 35%. Grande vilão do consumo, o chuveiro elétrico é um dos maiores gastadores de energia dentro de casa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Hora de economizar

Para te ajudar nesse desafio, selecionamos as 5 melhores dicas de como economizar a conta de luz no inverno. Vale a pena o esforço, seu bolso agradece.

Chuveiro elétrico

Evite banhos demorados e feche o registro na hora de passar o sabonete ou xampu.

Geladeira

Não seque roupas atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e correr risco de levar um choque, aumenta o consumo de energia. Secar peças no varal é sempre a opção mais econômica. Não esqueça de regular o termostato de acordo com a estação fria do ano.

Ferro elétrico

Junte a maior quantidade de roupas possível para passa de uma única vez e desligue o ferro quando for interromper o serviço.

Máquina de lavar

A dica para as máquinas de lavar e secar é utilizar as capacidades máximas. Já nas secadoras a recomendação é usar apenas quando muito necessário.

Espera

Desligue ou tire os aparelhos eletrônicos da tomada. De acordo com a Aneel, o modo stand by pode representar alta de até 15% do consumo de energia.

Outra dica para economizar é, ao comprar um eletrodoméstico, dar prioridade àqueles com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica quais produtos são mais econômicos. Os produtos que apresentam notas A, ou B têm maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições dos aparelhos.

 

Related Post

Otto

Sou um bot que auxilia famílias a alcançarem o equilíbrio financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *