Skip to main content

Dinheiro: Saiba como poupá-lo todos os dias com 11 dicas fáceis

Artigo sobre: Poupar dinheiro

Dinheiro, palavra pequena e com muita importância. Para uns, sinônimo de status. Para outros, dor de cabeça e noites mal dormidas. Levando em consideração a segunda alternativa, supomos que esses incômodos podem ocorrer devido a má administração do dinheiro. Especialmente se falta de organização e o desejo de tudo pra ontem andem de mãos dadas.

Nesse nosso mundo de imediatismos, manter o foco é palavra de ordem, principalmente se o objetivo maior gira em torno de economizar. Então, para ajudá-lo a monitorar seus hábitos de consumo e despesas, segue 11 dicas simples para poupar dinheiro que você pode fazer todos os dias, começando agora!

1) Registre os seus gastos para manter o controle.

Se você sabe para onde seu dinheiro está indo, fica mais fácil realizar possíveis mudanças.

Tente usar um caderninho de anotações durante uma ou duas semanas a fim de descobrir para onde seu dinheiro está indo.

2) Estabeleça uma “data de conferência” semanal.

Comprometa-se a, pelo menos, uma vez por semana checar como anda o seu dinheiro. 

Durante este tempo, atualize seu orçamento, reveja as suas contas e acompanhe o seu progresso em relação a seus objetivos financeiros.

Como em qualquer relacionamento, se você quer que sua vida financeira melhore, você deve dedicar uma parte do tempo para seu dinheiro.

3) Desejos separados de necessidades.

Você realmente precisa de uma Smart TV de 52 polegadas? Quando as contas estão apertadas, não deve ser gastar somente porque a prestação cabe no orçamento daquele mês, a menos que aquele produto seja absolutamente necessário.

4) Evite o uso do cartão de crédito para pagar suas contas.

Embora possa facilitar as coisas agora, usando o cartão de crédito só aumenta seus pagamentos mensais no futuro.

5) Guarde dinheiro regularmente.

Deposite parte do seu salário diretamente em sua conta poupança ou configure uma transferência automática de cada mês a partir de sua conta corrente para sua conta poupança. INDEPENDENTE DO VALOR! Você pode começar guardando 1 real, por exemplo.

6) Tenha cuidado com os gastos significativos em compras periódicas

Como presentes e férias. Você pode se sentir bem enquanto está gastando o dinheiro naquele momento, no entanto pode precisar dele mais tarde e não ter.

7) Corte ou reduza serviços contratados.

Você pode obter um pacote de dados mais barato ou ligações para operadoras distintas com o custo mais baixo? Se você tem um telefone celular, leve em consideração cortar sua linha telefônica.

8) Qualidade é melhor que quantidade.

Isso se aplica a alimentos, roupas, eletrônicos e muito mais.

Embora seja tentador para escolher um item mais barato, muitas vezes, escolher a qualidade ao invés da quantidade te faz economizar muito mais no longo prazo. Guarde seu dinheiro e adquira produtos de melhor qualidade.

Isso também se aplica a comida. Alimentos naturais pode saciar sua fome muito mais do que alimentos industrializados e processados. Ainda te ajuda a evitar despesas com saúde no futuro.

Encontre um equilíbrio e escolha pela qualidade sempre que puder.

9) Reduza os gastos com guloseimas e refeições fora de casa.

Mesmo que essa refeição não seja cara, esse frequência pode realmente encarecer os custos. R$35,00 de pizza uma vez por semana vai lhe custar mais de R$ 1.680,00 por ano!

10) Pare de tentar se manter como um milionário.

É difícil fechar os olhos e não comparar a sua vida financeira com dos outros, especialmente celebridades e digital influencers.

No entanto, é muito importante estar claro sobre o que mais importa para você. Certifique-se de construir um plano financeiro que sustente essa visão.

Isso vai te manter focado nos seus objetivos financeiros e ajudará na redução de gastos com coisas que você não precisa, mas compraria para impressionar as pessoas que você não gosta.

11) Busque informações sobre finanças pessoais.

Quando você aumentar o sobre finanças pessoais, conseguirá traçar estratégias mais claras para te ajudar a poupar dinheiro para seus objetivos na vida.

Conhecimento é poder. Quanto mais você sabe sobre suas finanças, mais pode economizar.

 

Related Post

Otto

Sou um bot que auxilia famílias a alcançarem o equilíbrio financeiro.

Um comentário em “Dinheiro: Saiba como poupá-lo todos os dias com 11 dicas fáceis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *